Cooprado - Cooperativa Agroindustrial de Antônio Prado

NOTÍCIAS

seminário

Cooprado participa dos Seminário Gaúcho de Cooperativismo.

Nos dias 20 e 21 de outubro, Gramado sediou o XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo. Com a participação expressiva, teve como tema norteador Cooperativas: O Poder de Agir para um Futuro Sustentável, que também é o tema da Aliança Cooperativa Internacional para 2016. Estiveram representando a COOPRADO, o presidente Sadi Macagnan e o diretor executivo e presidente da CENECOOP, Osvaldo Conte, acompanhados pelas esposas.

Eles acompanharam palestras sobre o cenário econômico e político e painéis sobre as perspectivas para o próximo ano. Segundo o presidente, um dos momentos mais importantes do seminário, foram os trabalhos em grupos. Os participantes foram separados por segmento onde cada grupo tinha que, face a atual conjuntura econômica, política e social, estabelecer três desafios e três oportunidades para as Cooperativas.

Sendo do segmento agropecuário, os desafios para a Cooprado e as demais desse setor, apontados pelo grupo são: aumentar a competividade através da Inter cooperação e agregação valor, levando em consideração a sustentabilidade; Adoção de boas práticas de gestão e governança através da profissionalização; e sucessão e fidelização, ou seja encontrar ferramentas e meios de comunicação com os associados, realização de pesquisas e incentivar a permanência dos jovens no campo.

Já as oportunidades apresentadas para a agropecuária observadas em grupo são: Ampliar o processo de intercooperação na realização de negócios, industrialização conjunta e produção sustentável e acesso ao mercado externo; Atender a demanda da população urbana e participação em programas sociais; e por ultimo, fortalecer a relação cooperativa versus associado através do processo de educação cooperativa usando inclusive a comunicação digital.

A partir de agora os trabalhos serão de desenvolvimento de ações para tornar a Cooprado uma cooperativa sustentável. O Presidente Sadi levará todos estes temas para discussão na próxima reunião do conselho de Administração juntamente com o planejamento estratégico para 2017. "O momento é de cautela, mas a Cooprado conta com o apoio de seus associados e toda equipe de colaboradores que, em conjunto, buscam constantemente o fortalecimento da agricultura familiar, na construção de um futuro cada vez mais sustentável para o setor."
Vinícola Primo Fior Sicredi RodoMio Friomax
Administração/Loja : Adyles Ampesan nº 204 - Antônio Prado – RS/Brasil - CEP 95250000 – Fones (54) 32931055 e 32931544