Cooprado - Cooperativa Agroindustrial de Antônio Prado

NOTÍCIAS

encontro jovens (1)

Encontro reúne jovens para discutir seu papel no cenário atual

 A Cooperativa Agroindustrial Pradense e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Antônio Prado sediaram na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro o “Encontro de Jovens da Agricultura Familiar” promovido em parceria da Fecovinho juntamente com a Comissão Interestadual da Uva – CIU e Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul - OCERGS e sindicatos dos municípios de Ipê, Campestre da Serra, Vacaria, Monte Alegre dos Campos e Nova Roma do Sul. Além dos jovens desses municípios, houve a participação de representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Videira, Santa Catarina.
Com a participação de cerca de 30 jovens, o compromisso serviu para refletir sobre o cenário atual e o futuro da agricultura, através da mediação de Luís Carlos Xavier Volcan. De forma lúdica, em que os jovens precisaram definir os atores e suas funções no filme chamado “Agricultura Familiar”, a reflexão motivou a juventude a perceber que eles como agricultores estão perdendo o seu papel de ator principal deixando-se levar pelo enredo do filme, e dando lugar para que outros personagens da história (Poder Econômicos, Poder Político) se sobressaiam. “Precisamos fortalecer o Poder do Trabalho, ou seja, fortalecer o nosso time que é: sindicatos e cooperativas. São através destas organizações que conseguimos pressionar e mostrar o nosso valor. Até o momento sempre buscamos o mínimo. O preço mínimo, a educação mínima, as condições mínimas. Queremos mais. Queremos o máximo, mas para isso a juventude rural, o agricultor, precisam assumir o seu papel de atores principais, e não ser somente coadjuvante nesse cenário. ”
Para a jovem Manuela, de Nova Roma do Sul, estar presente no encontro mudou a visão e possibilitou a reflexão sobre o filme que está protagonizando. “Foi uma quebra de utopia, de mudar conceitos. Deixo a sugestão que essa reflexão seja levada aos estudantes da área rural e buscar envolver dentro do município uma ação para envolver muito mais pessoas”.
Nesse cenário, os sindicatos e cooperativas são atores coadjuvantes, que estão prontas para “dar as mãos” e ajudar na defesa contra os "vilões" na busca de um “final feliz”. “A Cooperativa, o sindicato e a EMATER devem estar presentes e aliadas para que o agricultor tenha um final de êxito,” frisou o presidente da Cooprado, Sadi Macagnan.

As ações com a juventude rural ocorrem desde 2013, através do programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER, com o intuito de traçar metas e objetivos para o fortalecimento do jovem no campo, produtor de alimentos. O fechamento dos encontros ocorrerá dia 09 de outubro, em Farroupilha, com a presença do Joel Castañy, referência em Cooperativismo na França.
Além disso, o Encontro do Jovem da Agricultura Familiar serviu para propor pautas para a Jornada Vitícola de 2018.

encontro jovens Cooprado
Vinícola Primo Fior Sicredi RodoMio Friomax
Administração/Loja : Adyles Ampesan nº 204 - Antônio Prado – RS/Brasil - CEP 95250000 – Fones (54) 32931055 e 32931544