Com previsão de muita chuva para os próximos dois meses, o que significa que teremos muito pouco a presença do sol, os viticultores estão apreensivos pois muita chuva e muito calor, faz com que o Míldio, conhecido popularmente por “Mufa” esporule e penetre nas folhas e nos cachos causando prejuízos para a planta e também para o produtor.
Conforme a Engenheira Agrônoma Andréia Visentin Carra, o míldio provoca a diminuição da área fotossintética da folha, associado a baixa luminosidade a videira passa a não se desenvolve dentro do esperado. “Com este panorama de clima, provavelmente teremos perdas lá adiante também, no desenvolvimento da baga, pois aparecerá o "negreto", onde os grãos caem ao mínimo contato. Agravando os prejuízos já causados em decorrência das geadas, chuvas no período da florada e agora o míldio.” Com isso a previsão de perda de 50% na safra de 2015/2016 pode ser maior.
Para auxiliar o produtor, Andréia dá a dica importante para se evitar maiores estragos na cultura devido a esta doença. “O produtor deve fazer sempre antes das chuvas a aplicação de tratamentos preventivos e ao surgirem os primeiros sintomas aplicar produtos sistêmicos associados com produtos de contato”, destaca. Mas é fundamental que o viticultor busque sempre orientações com um agrônomo e usar somente os produtos que tenham registro para uva.
Você tem dúvida sobre os tratamentos a ser aplicado? Entre em contato com os profissionais da
Cooprado pelo 54 32931055 e solicite auxilio.
Como identificar o Míldio
Nas folhas, na parte superior aparecem manchas amarelas, translúcidas contra a luz do sol com aspecto encharcado, denominadas de "mancha de óleo" (Figura 1).
Em umidade relativa alta (acima de 95%), surge a esporulação branca do fungo na parte inferior da mancha a seguir a área afetada fica necrosada, podendo causar a queda da folha. Nas inflorescências infectadas ocorre o escurecimento da ráquis, podendo ainda haver esporulação do fungo, seguido pelo secamento e queda dos botões florais. Quando o fungo ataca as bagas mais desenvolvidas, estas são infectadas pelos pedicelos e o fungo se desenvolve no interior da baga, tornando-as escuras, duras, com superfícies deprimidas, provocando a queda das mesmas. Este sintoma nesta fase de desenvolvimento é denominado de "míldio larvado" ou grão preto.
Fonte: EMATER