Cooprado - Cooperativa Agroindustrial de Antônio Prado

NOTÍCIAS

Cooperpasto: Manejo adequado da pastagem para elevar a produtividade

 O sistema produtivo em pastagem para bovinos, aliado a uma boa sanidade do animal garante um baixo custo de produção. Mas esse tipo de alimentação vai muito além da simples utilização das pastagens existentes na propriedade. Por isso, que os departamentos técnicos de Agronomia e Veterinário da Cooperativa Agroindustrial Pradense estão oferecendo aos produtores de leite o Programa Cooperpasto, programa de orientação e apoio técnico ao manejo de pastagens de inverno e verão.
Segundo a veterinária, Camila Damiani, o objetivo é fornecer aos associados produtores de leite a orientação e apoio técnico no plantio de pastagem tanto de verão como de inverno. “O produtor às vezes não tem uma área muito grande para o plantio da pastagem. A de inverno acaba cedendo espaço ao plantio do milho e os animais acabam ficando às vezes em campo nativo. Porém sem um manejo adequado, muitas vezes, o alimento não consegue suprir as necessidades dos animais. A intenção desse programa é fornecer alimento de qualidade para que os animais possam expressar o máximo potencial e com isso aumentar a produção de leite, ajudando o produtor na redução de custo de produção.”
O programa engloba cinco passos. O primeiro passo é definir com o produtor uma área para o plantio da pastagem, seja essa já existente ou abrir uma nova, podendo ser também uma área experimental. “Junto com o produtor definiremos o tamanho da área, a quantidade de animais e se vai ser um pastejo horário ou em piquetes,” explica Camila.
Após a escolha da área, é solicitada a análise de solo e em cima do resultado dessa, o produtor fará a correção do solo. “Corrigir o solo é algo necessário para que a forrageira possa estar expressando todo seu potencial. Não adianta a gente escolher a melhor variedade e colocar num solo que não vai favorecer o desenvolvimento. Por isso, o primeiro passo do nosso projeto é de separar a área que o produtor tem destinado; segundo corrigir o solo e assim obter o sucesso no plantio,” enfatiza a agrônoma, Jéssica Righez.
No terceiro passo do projeto, a equipe orientará o produtor na escolha da melhor forrageira a ser plantada na área. “Nossa intenção é de já começar agora em 2022 escolhendo junto com o produtor uma pastagem de verão. Porém o plantio agora já seria no mês de outubro. Assim, pedimos para quem tiver interesse, entre em contato conosco o mais breve possível," alerta a médica veterinária.
O quarto passo, dentro desse programa, o produtor receberá orientações sobre a forma de condução da pastagem. “Definir a entrada e saída dos animais no piquete também requer atenção. Tudo vai depender de como é que vai estar o clima, se a chuva vai colaborar ou não e se o produtor irá adubar e corrigir esse solo adequadamente. E por último, também importante, é o uso de adubação de cobertura, pois, é preciso dar condições de crescimento para essa planta,” reforça Camila.
As forrageiras que se indicadas neste programa são Capim Sudão - BRS Estribo, Milheto - Comum BRS1501, ADR 500 Super Massa, ADR 6010 Valente, Sorgo Forrageiro - Agroceres 2501 e as Perenes Tyfton 85, Brachiaria - Brizantha, Decumbens. As sementes podem ser adquiridas na Loja Agropecuária Cooprado. “Sabemos que os produtores não têm uma grande área, mas é pegar a área que tem e transformar ela no mais produtiva possível.” Esse programa é importante porque “quando se faz um trabalho de plantio, visando o fornecimento de pasto de qualidade para os animais, se tem maior aproveitamento e aumento da produtividade no setor do leite. O produtor precisa pensar e oferecer condições ideais.”
O Presidente da Cooperativa, Osvaldo Conte, reforça que o produtor de leite que participar do programa receberá o atendimento técnico gratuitamente.
Vinícola Primo Fior Sicredi RodoMio Friomax
Administração/Loja : Adyles Ampesan nº 204 - Antônio Prado – RS/Brasil - CEP 95250000 – Fones (54) 32931055 e 32931544