Cooprado - Cooperativa Agroindustrial de Antônio Prado

NOTÍCIAS

termotratamento

Novo sistema para melhorar os produtos Primo Fior

A Cooperativa Agroindustrial Pradense tem dedicado, nestes 42 anos de existência, uma especial atenção ao setor da vitivinicultura. Na safra 2015 foram processados pela Cooprado 10 milhões de quilos de uva, um crescimento de 30% em relação à média dos anos anteriores. “A uva foi destinada para elaboração de vinhos finos, vinhos de mesa e sucos” segundo o presidente Sadi Macagnan.

 

O aperfeiçoamento constante nos processos de elaboração dos produtos, no manejo dos vinhedos, na seleção das leveduras, tem trazido bons resultados, mas não o suficiente para acompanhar as exigências do mercado atual. Conforme o enólogo Henio Adamatti Junior, a preferência do consumidor está cada dia mais voltada ao consumo de vinhos tintos e encorpados.  “Os vinhos tintos e encorpados sempre são preferências do consumidor. A Cooperativa vem perdendo mercado, pois não tem como agregar valor aos produtos mantendo o processo tradicional. Em resumo, não tínhamos rentabilidade por um produto de baixa cor, além da dificuldade para colocação no mercado”, explica o profissional.

 Para adequar os produtos ao gosto do consumidor, em 2014 e 2015, a instituição investiu, mais de R$ 2.000.000,00 na modernização dos processos de vinificação, com aquisição de uma nova caldeira, um sistema de Termo Tratamento tubular, um mosto separador, uma centrifuga-decanter e um de sistema de resfriamento de líquidos.

Para o enólogo, a decisão dos associados em investir em melhorias na cantina irá trazer bons frutos ainda nesta safra. “Já fomos procurados por diversos interessados para comprar os nossos produtos, só não contávamos com essa quebra de safra. Mesmo assim foi uma decisão ousada e acertada pela direção no intuito de aumentar a rentabilidade da Cooprado. Com o apoio dos produtores em fornecer toda a matéria-prima disponível na propriedade, certamente, os investimentos terão retorno garantido”.

 

Com essa sistematização do processo, a Cooperativa está investindo nos produtos que vem despontando no mercado e passará a agregar valor principalmente aos sucos: branco e tinto integral e aos vinhos tintos com elevada intensidade de cor. “Este processo também prepara o mosto para ser enviado para a nova unidade de fabricação de suco concentrado, em parceria com mais três cooperativas, evitando que o associado da Cooprado tenha que entregar parte da uva em Farroupilha, local onde será construída esta fábrica a partir deste ano”, explica Sadi.

O investimento realizado é aprovado pelas famílias associadas como a de   Renan Rissardi, da comunidade de Nossa Senhora da Saúde, ao ver tanta evolução tecnológica no parque industrial afirmou. “Tem que evoluir para acompanhar o mercado, com investimentos teremos bom retorno e se a cooperativa vai bem nós também vamos” conclui.

 

 

 

Como funciona o novo processo de fabricação de vinhos e sucos

 

O processo de termo tratamento, adquirido pela Cooprado,  aquece a uva à uma temperatura de 70ºC para liberação da cor, para isso, conta com caldeira para geração de vapor intercambiado. Em seguida a uva é resfriada  a  55ºC para não ter gosto de cozida e nem alteração de sabor.  Após a uva passa para os tanques de enzimagem  permanecendo  por uma hora sendo agitado.  Após é bombeada em contra fluxo passando pelo trocador com água gelada para chegar a uma temperatura de 25ºC. É neste que é feita a separação do líquido da semente, da polpa e da casca no equipamento chamado mosto separador.

Depois o líquido é conduzido para separação mais fina na centrifuga-decanter, que decanteia com força da gravidade as partículas insolúveis (borra) que serão descartadas e o líquido limpo é destinado para suco ou para vinho conforme a demanda. Este processo só é utilizado nas uvas tintas, para o vinho Branco a fermentação segue o processo tradicional.

 

Conheça os equipamentos e suas funções

Caldeira:

Máquina de última geração automatizada que proporciona geração de vapor de maneira sustentável já que queima combustível renovável (cavacos de pinos e eucaliptos) com toda a tecnologia aplicada no sentido de minimizar os efeitos dos poluentes.  A caldeira possui sistema de Damps, ou seja, conforme a demanda de vapor este sistema é acionado para aumentar ou diminuir as chamas do fogo.

 

Sistema de Termo tratamento

Todo construído em aço inox, também possui uma tecnologia de automação que permite um termo  tratamento uniformizado da uva desengaçada. O sistema é nacional.

 

Mosto Separador

Sistema importado da Argentina, é um equipamento robusto, mas de fácil operação e desempenho muito satisfatório que efetua a separação do sólido (cascas e sementes da uva) do mosto.

 

Centrifuga-Decanter

Equipamento inovador na parte de separação dos sólidos insolúveis presente no mosto. O equipamento realiza a ação através da força centrífuga gerada por um tambor em aço inox que gira 3.500 Rpm que consegue de maneira rápida, continua e econômica retirar os sólidos insolúveis do mosto. Este é um dos equipamentos mais caros que envolve tecnologia e automação.

 

Sistema de Resfriamento de Líquidos

Efetua o resfriamento da solução de glicol a uma temperatura de 5ºC negativos que circula nos tanques baixando a temperatura do mosto, proporcionando uma fermentação mais tranquila, tendo como consequência melhor qualidade cromática no suco de uva. Ele dá segurança no processo de elaboração com estabilidade microbiológica e físico-química por ação da baixa precipitação.

caldeira
Sistema de resfriamento de líquidos
Centrífuga-decanter
Mosto Separador
Vinícola Primo Fior Sicredi RodoMio Friomax
Administração/Loja : Adyles Ampesan nº 204 - Antônio Prado – RS/Brasil - CEP 95250000 – Fones (54) 32931055 e 32931544