A Cooperativa Agroindustrial Pradense inicia neste dia 15 de fevereiro a realização das pré-assembleias nos núcleos em que está presente, para a discussão de assuntos como a prestação de contas, estratégias de investimentos, apresentação detalhada das metas para este ano e ouvir as sugestões das famílias associadas para a elaboração do planejamento das ações do próximo ano. A Cooprado instituiu as pré- assembleias a m de suprir a demanda criada com o crescimento da entidade e por consequência, a di culdade em realizar grandes discussões, com a presença de todos os associados, em um único local. Seguindo a base do cooperativismo que é a troca de experiência, a ajuda mútua e a participação de todos nas decisões da Cooprado, foi preciso estudar uma maneira de reunir o maior número de associados nas reuniões de discussão dos rumos da cooperativa. “Por isso, dividimos as comunidades em núcleos. Nestes há uma capela sede que recebe os cooperados das localidades mais próximas. E cada núcleo possui um representante e vice que atua junto ao conselho consultivo. São este que nos apresentam as demandas das famílias cooperadas das suas localidades durante o ano, mas todos tem o direto e dever de participar das pré-assembleias para apresentar suas demandas”, explica o presidente da Cooprado Sadi Macagnan. As 24 reuniões irão também discutir previamente o que será abordado na Assembleia Geral da Cooperativa e a participação da família associada é importante. “É uma maneira de valorizar mais a participação dos nossos associados, bem como otimizar o tempo, já que na Assembleia todos sabem os assuntos da pauta e o que será votado”, esclarece o presidente. Macagnan enfatiza que os encontros servirão para que o associado tire dúvidas, opine, critique, faça sugestões e possa apresentar a cooperativa as suas reais necessidades como cooperado. “Só assim, a Cooprado saberá o que a nossa família cooperativista espera”. A Assembleia Geral Ordinária da Cooprado ocorre no dia 30 de março, no Salão da Gruta Natural, Centro de Antônio Prado, nesta mesma data haverá a eleição da nova diretoria da entidade para o triênio 2016/2019. Acompanhe ao lado o calendário das pré-assembleias.
VANTAGENS de participar das pré-assembleias
*Possibilita o intercambio de idéias e experiências;
*A tendência é um aumento de produtividade: todos colaboram com todos. A soma dos esforços conduz mais rápido a resultados.
* A diversidade também costuma estimular os negócios. Os estilos diferentes das pessoas fazem com que os vícios e hábitos contraproducentes se diluam e dêem lugar à e ciência;
* As pessoas não cam isoladas no seu canto, trocando informações, acabam tendo uma visão mais geral do trabalho da entidade;
* Quando todos está sintonizada na mesma estação, as pessoas se entendem. Assim todos conhecem o que a cooperativa faz, e está saberpa o que é preciso fazer. Fonte: Revista Você S.ª Ed.19- Jan/2000)