Governador do RS destaca força do cooperativismo na posse do Cecoop
Ao dar posse aos novos integrantes do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), nesta quinta-feira (9), o governador José Ivo Sartori afirmou que as políticas estaduais de apoio ao setor têm a missão de estimular a forma cooperativa de planejamento social, econômico e cultural, tendo desde a raiz valores de associativismo e união. No ato, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, o governador ressaltou ainda a força do movimento cooperativo e sua representatividade na economia do estado.
Em 2014, o faturamento foi de R$ 31,2 bilhões, conforme dados da Ocergs - os números de 2015 serão divulgados em julho.
"Lembro que é preciso fomentar a inclusão do ensino do cooperativismo nas escolas, porque mudar parâmetros de organização, de produção e de consumo é vital para construirmos uma sociedade mais forte e colaborativa, que avança para crescer", completou.
O Conselho Estadual de Cooperativismo terá como presidente o secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto. A primeira reunião será no próximo dia 29. O secretário, que já foi superintendente da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), salientou a importância do setor para a economia do estado e ressaltou o trabalho articulado dos diferentes segmentos. "Nossa sociedade precisa da cooperação para superar os desafios", disse. O presidente da Ocergs, Vergílio Perius, afirmou que governo e cooperativas devem firmar mais parcerias e que mesmo num momento de dificuldades o setor terá crescimento. Acrescentou que em 2 de julho ocorre o Dia C, o Dia de Cooperar, que terá uma série de atividades em Porto Alegre e no interior.
Conselho
O Cecoop foi instituído na Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, sob a Lei 11.995, de 30 de outubro 2003, e alterada pela Lei 14.482, de 28 de janeiro de 2014, e tem como atribuições:
- Coordenar as políticas de apoio ao cooperativismo;
- Acompanhar a elaboração da proposta orçamentária do Estado para o cooperativismo;
- Celebrar convênios com organismos públicos ou entidades privadas para a execução de projetos de apoio ao desenvolvimento do sistema cooperativista.
Participaram do ato os secretários Maria Helena Sartori (Políticas Sociais), Carlos Búrigo (Geral de Governo), Cleber Benvegnú (Comunicação), Ernani Polo (Agricultura, Pecuária e Irrigação), o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop, Vergílio Perius, o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, o vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, além de representantes de cooperativas, de secretarias e órgãos vinculados.
Fonte: Secretaria de Comunicação Governo do Estado