Mais Benefícios Para os Produtores de Leite da Cooprado
A atividade de bovinocultura de leite iniciou na Cooprado no ano de 1981. A cooperativa a partir deste ano, começou a fomentar a produção em sua área de atuação sendo no sentido de convencer os produtores sobre a importância da atividade para a família agrícola, bem como, a renovação do rebanho leiteiro, investimentos em genética, pastagens, equipamentos, instalações e profissionalização. Com isso modificou o cenário da atividade no decorrer dos anos.
Todo o esforço desenvolvido entre os associados e a cooperativa fez com que a produção dos cooperados chegasse 30 mil litros por dia. Alguns fatores como: altos e baixos do mercado do leite, a concorrência, e até mesmo o abandono da atividade por parte do produtor, ocasionaram diminuição na entrada de leite no posto de resfriamento da Cooprado.
Querendo reverter o quadro, na última quarta-feira, 03 de agosto, a Direção realizou uma reunião da comissão interna do leite, com o objetivo de traçar metas para o setor leiteiro da cooperativa. Foram apresentados pela Cooprado diversos benefícios para o produtor de leite que entrega a sua produção para a Cooprado. São eles: plano de saúde; assistência técnica gratuita; desconto de 10% nas compras de rações e concentrados para o produtor de leite; uma análise de solo por ano da área de cultivo de milho e pastagem; auxilio na realização do exame de tuberculose e brucelose (teste que passa a ser obrigatório), financiamentos para compra de animais, equipamentos de ordenha e resfriadores. e por último, bonificação no leite entregue, ou seja, se o produtor ampliar a quantidade de leite e conservar sua produção em resfriador de expansão, alcançar os índices mínimos na contagem de células somáticas e ficar dentro dos padrões a contagem total de bactérias no leite, comprovar a realização dos testes de brucelose e tuberculose, receberá bonificação que pode chegar a R$ 0,22 ao litro e mais retorno ao final de cada ano, caso o resultado do setor seja positivo.
Com esses novos incentivos, segundo o Diretor Executivo, Osvaldo Conte, a Cooprado quer atingir a meta de 20 mil litros diários até maio de 2017. O número atual de cooperados produtores leite que entregam sua produção na Cooprado está em torno de 140. “ Mas este número pode ser ampliado. E todos os cooperados que tiverem interesse e nos entregar a produção podem nos procurar. Este é o segundo setor mais importante da nossa cooperativa. Por isso, quanto mais qualidade e volume, menos custo com a diluição de despesa e mais retorno para o produtor”.